Festival do Pacu comercializa cerca de 600 quilos de pescado

Objetivo do evento é incentivar o consumo e criar, em Foz do Iguaçu, uma identidade como município produtor de peixes

Cerca de 600 quilos de peixe foram preparados e servidos neste domingo (13), na Paróquia São José Operário, em Foz do Iguaçu, durante o 2º Festival Gastronômico do Pacu do Lago de Itaipu. O evento reuniu aproximadamente 600 pessoas – portanto, o consumo médio foi de um quilo de peixe por pessoa.

À frente da cozinha estava o chef Marcos Quadros, professor de Gastronomia do Senac. Além do peixe assado, o cardápio do almoço incluiu arroz, pirão, bolinho de peixe com massa de mandioca, batata cozida e salada verde. O público também pôde comprar e levar para casa cortes especiais de pescado produzido no Lago de Itaipu.

A organização do festival foi da Associação dos Pescadores e Piscicultores do Lago de Itaipu de Foz do Iguaçu (Applifi), Grupo de Escoteiros Cataratas e Itaipu Binacional, por meio do Programa Produção de Peixes em Nossas Águas, do Programa Cultivando Água Boa (CAB).

O engenheiro agrônomo André Luiz Watanabe, da Divisão de Reservatório de Itaipu, disse que os objetivos da ação foram incentivar o consumo e criar em Foz do Iguaçu uma identidade como município produtor de pescado. “Também buscamos fazer esse link entre o produtor do peixe, o processamento (gastronomia) e o consumidor. Isso gera benefício para a comunidade, que tem contato com um produto saudável e de boa qualidade”.

A primeira edição do Festival do Pacu foi organizada em 2014. A Itaipu patrocina o festival.

 

Fonte: Imprensa Itaipu

Pin It

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *